Toninho Corredor – Atleta Cidadão

Num carro verde do outro lado da avenida, um homem de blazer buzina avisando que está chegando.  Antonio Cícero da Silva, conhecido como Toninho Corredor, é hoje um importante líder comunitário, suplente de vereador e atleta profissional. A chegada de Toninho, na sede do Instituto Atleta Cidadão, deixa claro a figura que ele representa para a comunidade do bairro Habiteto: uma pessoa querida e carismática, que está sempre à disposição para auxiliar a todos.

Em meio a acenos e toques de mãos, todos que passam o cumprimentam com afetividade. Seu Orlando, um morador da comunidade, pergunta a ele se conseguiu o remédio que havia pedido. Toninho tem feito um serviço de farmácia comunitária, distribuindo remédios que recebe de doações.

No portão da sede, os cachorros latem com a chegada do dono que abre as portas para nos contar sua história. Em luz baixa, um mural de fotografias nos revela as pessoas que constroem os capítulos da história do projeto que leva crianças e adolescentes à corrida e ao futsal. 

O projeto iniciou em 2004, no Jardim Refúgio, quando Toninho percebeu a importância de desenvolver atividades esportivas para jovens da periferia. As atividades passaram então a acontecer no Habiteto com o apoio da comunidade local. Assim nasceu o Instituto Atleta Cidadão, com o objetivo de treinar jovens e crianças no atletismo.

Ao longo de quase duas décadas de realização, eles participaram de diversas competições em cidades da região, envolvendo cerca de 2.000 jovens. Atualmente, além dos treinamentos em atletismo, também atua na modalidade do futsal. Desde o início da pandemia, em março de 2020, as atividades foram temporariamente interrompidas, com previsão de retorno com o avanço da campanha de vacinação.

Ainda de olho no mural, Toninho aponta uma menina que aparece em várias fotos. Essa é a Natália, que surge com a filha e o irmão, em nosso encontro, adentrando o espaço. Ela, assim como muitos outros, iniciou na corrida quando era criança e participou de diversos eventos até então. O irmão dela diz que também foi corredor. Ambos são exemplos do papel que o projeto Atleta Cidadão desenvolve na cultura comunitária.

Toninho e Natália, acompanhada de sua filha e irmão

Toninho conta que veio de Pernambuco para morar com os tios em Sorocaba, e logo iniciou nos esportes através do karatê. Certo dia, descendo a rua Quinze de Novembro, onde aconteciam suas aulas, ele viu o anúncio de uma corrida que, mal sabia ele, transformaria sua vida. Ele convidou o primo para o acompanhar na corrida e tal foi a surpresa com a velocidade que atingiu. A partir dali, nunca mais parou.

Toninho participou de 17 corridas São Silvestre, carregando na camisa o nome de Sorocaba, e é dele o tempo recorde da cidade na competição. Também se destacou em competições de diversas regiões do Brasil, como a Volta Internacional da Pampulha e a Meia Maratona Internacional do Rio.

“O esporte é o caminho”, diz Toninho, que dedica sua vida a incentivar a prática de esportes e a reivindicar das autoridades do município, a atenção para a população, através de diversos projetos sociais aos quais ele lidera, como a farmácia comunitária, arrecadação de cestas básicas e mobilizações em prol da melhoria do espaço urbano.

One reply on “Toninho Corredor – Atleta Cidadão”

Linda a história e a reportagem. Saudosa de textos tão sensíveis e bem escritos como esse. Conheço uma história muito parecida, a do Luís enfermeiro, que criou o Projeto São Lorenzo, na zona norte de Sorocaba, tirando menores das ruas e oferecendo esporte e dignidade. Ele também é papai Noel de mais de 10 mil crianças, graça a ajuda de voluntários. Acho que vale a pena também a sua trajetória .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *